O JOOMLA é um sistema de gestão de conteúdos, conhecido pela sigla CMS (Content Management System). Este sistema ajuda a desenvolver e acompanhar os conteúdos da Web.
Actualmente a versão do JOOMLA mais utilizada é a “1.5”, a qual foi utilizada durante as aulas. Porém existem mais três versões disponíveis, a versão “1.6”, “1.7” e “2.5”, sendo esta última a mais estável das três.
JOOMLA é o sistema intuitivo mais popular de gestão de conteúdos multimédia que está disponível gratuitamente, isto é, um sistema aberto, “open source”. Este pode ser utilizado para páginas Web comerciais, independentemente da natureza, do tamanho e do negócio/actividade. Também pode ser utilizado para criar sites de clubes, instituições, aplicações de governo (Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais…) ou websites organizacionais. É um portal baseados na comunidade, fóruns, páginas pessoais, bem como para publicações online, tais como boletins, revistas e jornais.
O JOOMLA CMS é de fácil instalação e configuração. Não requer que o utilizador tenha grandes competências técnicas informáticas, dado que com apenas alguns cliques pode obter e instalar o software. Este sistema é dos mais populares na comunidade web.
Tudo o que é necessário para a sua utilização, é um local para o alojamento do site (web hosting).
Assim, foi-nos proposto em aula, realizar um site aplicando os conhecimentos adquiridos relativamente ao JOOMLA. Para tal, foi decidido em grupo, realizar um site sobre ECM, onde iremos demonstrar todas as capacidades do JOOMLA.